Blog

Descubra como podemos mudar essa história juntos

Vamos aprender sobre sustentabilidade, sobre os diversos biomas do nosso país e como criar experiências enriquecedoras através da pintura.

Hora da história: ajude seu filho a contar o dia dele através da pintura

6/9/2021

Lembre-se sempre de que crianças que sabem entender seus sentimentos conseguirão resolver conflitos futuros de forma mais pacífica. Aqui estão algumas sugestões para começar essa jornada:

Fonte: Texto: Agência Babushka | Edição e Revisão: Unimed do Brasil Fonte: UFB, Programa Escolas Transformadoras Revisão técnica: equipe médica da Unimed do Brasil

Quando pensamos em educação acabamos pensando apenas na escola, no futuro e nas profissões… Mas educação vem muito antes disso e é um conceito plural!
Educar emocionalmente é tão importante ou mais do que a educação convencional.

Precisamos estimular a inteligência emocional o mais cedo possível, pois só com emoções equilibradas um adulto se torna apto a lidar com os desafios da vida e consegue ter bem-estar. Assim, quanto mais cedo o pequeno conseguir acessar os sentimentos, mais saudável e equilibrado ele será quando for mais velho.

Uma forma muito simples de começar a explorar os sentimentos é com a pintura!

Já falamos anteriormente sobre os benefícios da pintura e do desenho no desenvolvimento da criança, e aqui vamos utilizar essa ferramenta como base terapêutica para reflexão dos sentimentos e da rotina. Incentive sempre seu filho a contar sobre o que ele fez no dia dele.

Utilize o desenho, a pintura e outras formas de arte e expressão para trazer mais envolvimento nesse momento de compartilhar informações. Durante a hora da história pergunte como ele se sentiu quando aquele evento aconteceu, explore os acontecimentos e tentem juntos representá-los através da arte. 

Garanto que as portas da percepção e da troca vão se abrindo lentamente, de acordo com a passagem dos dias e desenvolvimento das atividades em conjunto.

Precisamos acessar nossos sentimentos mais profundos e só conseguimos fazer isso com ajuda, paciência e muita criatividade.

Vamos juntos explorar?

#brinquejunto