SOBRE MIM

Minha história começa como fruto da imaginação de todas as crianças.
Através do olhar dos pequenos, faço descobertas mágicas! No detalhe de uma folha, na padronagem de um inseto, no comportamento de um beija-flor...
Tudo, definitivamente tudo, na natureza me inspira.
E foi assim que criei minhas primeiras manchas.

Um joelho ralado, uma mancha na roupa, um desenho no papel, por exemplo, são resultados das experiências que vivenciamos. Mas são as escolhas por trás desses eventos que dizem o quão valiosos eles foram.

Assim, cumpro com a minha missão:
Contribuindo com a formação de uma nova geração, consciente, por meio da oferta de produtos sensoriais e educativos;


Promovendo a infância e o brincar livre, reconhecendo-os como fundamentais para uma relação equilibrada do ser-humano com a natureza.


Criando produtos livres de componentes tóxicos por meio de Pesquisa e Desenvolvimento de pigmentos e corantes vegetais para aplicações diversas;

Nossa equipe:

Pedro Ivo Costa
Graduado em Design Gráfico e Design de Produtos na PUC-Rio. Certificado pelo Curso de Iniciação Empresarial, promovido pela Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ. Sócio fundador da Zebu Mídias (2010) e da Mancha (2015). Cofundador da Associação Goma (2013). Membro do CE100 (2016). Responsável pela área de Comunicação.
Amon Costa
Designer, empreendedor e gestor ambiental. Sócio fundador da Zebu Mídias (2010), da Mancha (2015) e da Biobeads (2020). Cofundador da Associação Goma (2013). Cofundador da Comunidade B Rio (2017). Membro do CE100 (2016). Membro do Conselho Consultivo da ONG Sinal do Vale (2020). Responsável pela área de Marketing e Vendas.
Martina Pinto
Doutora em Engenharia Química pelo Programa de Engenharia Química da COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Engenharia Química pelo Programa de Engenharia Química da COPPE, UFRJ. Graduada em Engenharia Química pela UFRJ.  Pós-Doc do Instituto de Química e Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ. Sócia e responsável pela área de Produção, Pesquisa e Desenvolvimento da Mancha.
Rafael d´Ávila
Graduado em Design Gráfico e Design de Produtos na PUC-Rio. Certificado pelo Curso de Iniciação Empresarial, promovido pela Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ. Sócio fundador da Zebu Mídias (2010) e da Mancha (2015). Cofundador da Associação Goma (2013). Membro do CE100 (2016). Responsável pela área de Comunicação.

A união de conhecimentos científicos, design, alquimia, educação e natureza são a receita em dose certa!

Tintas, corantes e pigmentos vegetais produzidos a partir de materiais de baixo impacto socioambiental oferecem uma alternativa sustentável e menos tóxica para os setores têxtil, de embalagens, cosméticos e brinquedos.

Como uma spin-off da Agência de Design Sustentável Zebu Mídias (2010) pude experimentar inúmeras aplicações. Imprimi embalagens da Heineken com a tinta de cacau; desenvolvi corantes para shampoo, sabonete líquido e perfumaria para a Natura, dentre outros muitos projetos. Já são mais de 10 anos com experiência biotecnológica.

Em campanhas de comunicação e de design fiz tintas de resto de brownie para o Brownie do Luiz e tintas de azeitona para o Azeite Gallo. Imprimi embalagens, mobiliários, cartões de visitas, skates, ecobags e até mesmo réplicas de arte.

Em 2014, fiz as embalagens dos brindes oficiais da Copa do Mundo da Fifa com tinta de canela e participei do Salão de Automóveis de São Paulo, compondo os painéis internos do carro conceito de sustentabilidade da Peugeot com tintas de cacau impressas em laminados de bambu.

Em 2016 venci o Desafio Nacional Negócios e Biodiversidade, organizado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Entrei também na Incubadora de Empresas da Coppe, situada no Parque Tecnológico da UFRJ.

Em 2017 criei um crowdfunding e captei cerca de R$50.000,00 para aplicar em estudos laboratoriais. Lancei a primeira versão das tintas em potinhos com cores de urucum, cacau e açafrão. Os pigmentos foram selecionados em critérios que levaram em consideração os aspectos cromáticos; a biodiversidade brasileira e a disponibilidade regional.

Em 2018 fui considerada 1º lugar do Programa de Aceleração Shell Iniciativa Jovem, e eleita a 3ª empresa mais atraente no quesito “materiais” entre startups de todo o país pelo Ranking 100 Open Startups. Em 2019 fiquei no TOP10 de biotecnologia :)

Dando continuidade aos estudos científicos, increvi e fui aprovada em projetos, como: Edital FAPERJ Nº 06/2019 - Programa "Apoio à Inserção de Pesquisadores em Empresas - 2019" e Edital FAPERJ Nº 18/2019 – Programa de "Apoio à Inovação em Micro, Pequenas e Médias Empresas no Estado do Rio de Janeiro InovAÇÃO RIO".

Meus valores

Qualidade de vida e bem-estar;
Harmonia com a natureza;
Relações de afeto e cuidado;
Respeito à individualidade, sem ferir o interesse do coletivo.

Minha visão de impacto

Preservação e valorização da biodiversidade brasileira, por meio do desenvolvimento de produtos locais e provenientes de manejo responsável;
Descontaminação de produtos de diversos setores por meio da utilização de pigmentos vegetais;
Purificação de cadeias produtivas industriais;
Conscientização e mudança de comportamento cultural e de hábitos de consumo