Blog

Descubra como podemos mudar essa história juntos

Vamos aprender sobre sustentabilidade, sobre os diversos biomas do nosso país e como criar experiências enriquecedoras através da pintura.

Incentive seu filho a lhe contar uma história diferente todos os dias.

1/2/2022

Quando você conta uma história muitas portas se abrem. Já, quando os pequenos contam as histórias, infinitos mundos são criados!


Contar uma história, além de ampliar a imaginação, auxilia no desenvolvimento e na organização da expressão dos pequenos.

Os sentidos são individuais, as histórias são coletivas, assim exercitamos a convivência, interação social, organização e entendimento da realidade através do simples ato de narrar um acontecimento seja ele real ou imaginário.

Essa expressão ancestral de compartilhar experiências nos ajuda na interação e respeito com os outros seres que habitam o planeta, sejam humanos, animais ou plantas. Histórias nos conectam e constroem pontes invisíveis com nós mesmos e com o mundo, nos ajudam a refletir sobre nosso papel, permitem um respiro em tempos difíceis e a capacidade de viajar sem sair do lugar.

Além disso, contar histórias estimula o interesse pela leitura e a possibilidade de analisar os fatos e acontecimentos da própria vida.

Contar uma história também é uma forma de ensinar comportamentos, ética, cidadania, respeito e cuidado aos pequenos.

A palavra mágica

“A linguagem oral é a mais remota figura de comunicação entre as pessoas. Portanto, as histórias têm papel respeitável no desenvolvimento das crianças. Mais que uma linguagem prazerosa e educativa, a ação de contar e ouvir histórias possibilita o resgate da memória cultural e afetiva. Contar histórias é a mais antiga das artes. Nos velhos tempos, o povo se reunia ao redor do fogo para se esquentar, alegrar, dialogar, narrar acontecimentos.”
Ref: Revista ACB
Amélia Hamze
Profª FEB/CETEC
FISO e ISEB – Barretos/SP
Leia completo aqui

Tendo em vista tudo isso, te proponho o seguinte exercício:

Que tal convidar seu filho para te contar uma história diferente todos os dias? Pode ser a mesma história dividida em capítulos, o importante é estimular a imaginação e expressão da criança sem julgamentos, críticas nem interrupções, apenas estímulos. Seja ajudante e um editor da história: ajude na construção das personagens através de perguntas e comentários.

Como já falei, o importante é praticar a escuta atenta e servir como mediador dos diálogos internos da criança. Se tiver dificuldades para fazer seu filho se abrir, dê o exemplo: invente uma história você mesmo.

Peça para os avós, amigos e parentes perguntarem sobre as histórias e estimule que os mesmos contem suas histórias, sejam elas reais ou fantasiosas

Quando contamos histórias ajudamos na organização interna e na expressão, isso já está mais do que comprovado, agora o desafio é exercitar.


E para exercitar, como tudo nessa vida, serão necessários: tempo, paciência, amor e muito carinho.


#brinquejunto

Categoria: