Blog

Descubra como podemos mudar essa história juntos

Vamos aprender sobre sustentabilidade, sobre os diversos biomas do nosso país e como criar experiências enriquecedoras através da pintura.

Como criar uma história utilizando as tintas Mancha e papéis Schöpf?

4/11/2021

No último post falamos sobre como podemos aliar o autoconhecimento com a arte! Neste vou ensinar como utilizar as tintas da mancha e o papel da Schöpf para criar uma história!


Cada tinta da mancha já tem uma história por si só:

O verde vem da erva mate que ajuda no reflorestamento; o urucum é uma semente utilizada pelos índios para pintura corporal e pela vovó para preparar aquele caldo maravilhoso; o cacau faz o chocolate e tem como mascote a preguiça; o açafrão é uma raiz que é utilizada como remédio das mais diversas formas.

O hibisco é uma flor que está no mundo todo, e é um dos alimentos favoritos do beija flor, o chá azul é feito de uma outra flor que tem um azul celestial, e o mascote é a borboleta que nasce e renasce todas as estações do ano para polinizar nossas flores e alimentos.

As histórias são inúmeras e podem ser contadas de diversas formas. Já ia me esquecendo da tinta de beterraba. Ela é rosa e feita de uma raiz que está no prato mais próximo!

Os papéis da Schöpf são um espetáculo à parte!


Imagine uma árvore que foi plantada, cresceu, foi cortada, processada e transformada em uma linda folha de papel.

Essa folha viajou muitos quilômetros, entrou em uma impressora qualquer e virou um formulário, jornal ou boleto.

Esse bendito boleto foi descartado, recolhido, processado mais uma vez e transformado no papel artesanal mais lindo que você vai conhecer: ele tem poros, vida, texturas e uma qualidade indescritível. Combina perfeitamente com as tintas da Mancha. Não é à toa que casamos!

Agora que tal além de contar todas essas histórias a gente criar uma só nossa? Na verdade, uma só de vocês!‍
Legenda foto

Temos DEZ folhas disponíveis e SETE tintas que completam o nosso arco-íris.

Cada folha vai ser um capítulo e cada tinta o instrumento para escrever essa história!

Com a ajuda da criança:

  • Planejem a narrativa;
  • Escrevam um roteiro antes;
  • Façam um esboço;
  • Pensem nos personagens, cenário e nas possibilidades com os recursos que vocês têm à mão.

O importante aqui é a história ser autoral e totalmente natural!

Cada folha é um quadro, uma cena, um capítulo. Podem ter se passado anos ou segundos de uma folha para outra, mas a história é a mesma.

Construam um fio condutor que junte todos os quadros, trabalhem juntos na criação de algo que só aconteceu na imaginação e está indo para o papel. 

Depois disso, é importante colocar a história em ordem cronológica e criar a plataforma de exibição, que pode ser uma caixa de sapato recortada para parecer uma TV, um varal ou o que a criatividade permitir!

Chamem os amigos e parentes para ouvir e ver a história.
Crie um momento especial e permita que os mundos se encontrem!

#brinquejunto

Categoria: