sobre mim

A Mancha (2017) é uma spin-off da Zebu Mídias Sustentáveis (2010) e foi estabelecida na Incubadora de Empresas da Coppe - UFRJ (2016), situada no Parque Tecnológico da UFRJ. Em 2018 a startup foi considerada 1º lugar do programa de aceleração Shell Iniciativa Jovem e eleita a 3ª empresa mais atraente no quesito “materiais” entre startups de todo o país pelo Ranking 100 Open Startups.

A tecnologia foi desenvolvida ao longo de 07 anos. Desde 2010 a equipe da Zebu Mídias Sustentáveis desenvolve experimentos com a formulação de tintas orgânicas para aplicação em serviços de comunicação. Após muitos testes, foi compreendida a pertinência do produto e a sua melhor destinação.

A empresa pretende promover a infância e o brincar livre, reconhecendo-os como fundamentos para uma relação equilibrada do ser-humano com a natureza, entendendo que as crianças são o futuro da sociedade e do planeta e que somente através da educação e da preservação do brincar livre será possível construir cérebros aptos a desenvolver soluções criativas para os novos desafios da humanidade.

 

A marca se propõe a ser uma companheira de brincadeiras e aprendizados de crianças e adultos, materializando-se inicialmente por intermédio de uma linha de tintas orgânicas composta por pigmentos extraídos de vegetais, nas cores urucum, açafrão, erva-mate e cacau, com o propósito de colorir, divertir e criar boas memórias sobre alimentos nutritivos e natureza de forma geral.

Nossa equipe:
"Fui desenvolvida por um grupo de pessoas curiosas e dedicadas que buscam uma forma mais coerente de lidar com a sociedade e com a natureza.”
Amon Costa

Formado em Design Gráfico pela PUC-Rio com ensino adicional em Empreendedorismo. Pós graduado em Gestão Ambiental pela Escola Politécnica da UFRJ em parceria com o Instituto PNUMA.

 

Pedro Ivo Costa

Graduado em Design Gráfico e Design de Produtos na PUC-Rio. Certificado pelo Curso de Iniciação Empresarial, promovido pela Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ.

 

ODS:

objetivos para o desenvolvimento sustentável
Martina Pinto

Doutora em Engenharia Química pelo Programa de Engenharia Química da COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Engenharia Química pelo Programa de Engenharia Química da COPPE, UFRJ. Graduada em Engenharia Química pela UFRJ.  Pós-Doc do Instituto de Química e Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ.

 

ODS#2 . Fome zero e agricultura sustentável .

 

Por meio do uso de matérias-primas oriundas de produções agrícolas de manejo responsável. Devido à composição 100% vegetal, as tintas orgânicas contribuem com a cadeia de alimentos por meio da inovação em biomateriais.

ODS#4 . Educação de qualidade .

A empresa desenvolve produtos educativos e recreativos que promovem a educação artística, ambiental e alimentar para todas as crianças. 10% da receita proveniente da venda de tintas orgânicas é destinada à realização de atividades sociais em parceria com escolas municipais do Rio de Janeiro e com os Centros de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSI).

ODS#3 . Saúde e Bem-estar .

Com a premissa da marca e objetivo dos produtos de promover uma vida saudável e o bem-estar para todos, em todas as idades. A Mancha contribui com a descontaminação de metais pesados por meio da utilização de pigmentos corantes vegetais aplicados à indústria de brinquedos, cosméticos e embalagens.

ODS#12 . Consumo e produção responsáveis .

Todos os produtos da Mancha são desenvolvidos seguindo os princípios da economia circular. Sempre que possível os pigmentos utilizados nas tintas são provenientes da biodiversidade brasileira, de cultura agroflorestal e cultivo orgânico.

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Mancha Organica Ltda. - CNPJ: 28.528.864/0001-08
falacomigo@manchaorganica.com.br -  Telefone: (21) 3733-4169

©2020 Orgulhosamente criado por Zebu Mídias Sustentáveis Ltda.